Curitiba

Vamos viajar para Curitiba?
Sempre ouvi várias coisas sobre as pessoas de Curitiba. Que eles são chatos, mal humorados, mal educados e que estão sempre com a cara fechada. Eu, sinceramente não achei nada disso. Lógico que eles não saem mostrando os dentes pra todo mundo que veem na frente mais são o que eu chamaria de: Práticos.
Não espere por um atendimento meloso, cheio de gracinha e com um QUÊ de malandragem porque isso não existe por lá, espere por um atendimento rápido, primoroso e prático, com respostas curtas. Os moradores de Curitiba em geral sabem resolver qualquer questão e isso pra mim que viajo sozinha é o máximo rsrs.


Jardim Botânico 

Em Curitiba a estrutura para receber o turismo é bem bacana, quando eu fui, era um feriadão e lógico que a cidade estava lotada de gente. A vantagem de ir a Curitiba é que tem muita coisa pra ser vista e as pessoas ficam bem dispersas, além disso a condução em Curitiba é bem eficiente, o que facilita muito andar por ali.



Condução Popular

 Se você preferir, em Curitiba tem ônibus de turismo, o que eu adoro e sempre faço uso nos lugares que vou e que tem esse serviço disponível.
Os ônibus tem 2 andares e sempre vale super a pena ir para o andar de cima.
Diferente de alguns países, em Curitiba, devemos ficar bem sentadinhos, nada de ficar em pé por causa da nossa querida e antiquada fiação que ainda não é subterrânea, mais o visual o trajeto e a facilidade de locomoção valem super a pena. O serviço não é barato, pra dizer a verdade achei bem salgado mesmo assim ainda acho que vale a pena visando o custo benefício. Eles passam a cada 30 minutos e tem horário certinho de início e fim de atendimento, então fique esperto e sempre faça o roteiro de trás pra frente pra quando você estiver voltando não estar tão cansado ou ficar desesperada (o) em perder o ônibus.
*Fique atentos mesmo, porque dependendo da parada escolhida até mesmo o horário do ônibus comum é limitado


Ônibus de turismo 

Entre os pontos turísticos mais visitados, temos o Jardim Botânico que além da estrutura super famosa que o MUNDO conhece lá tem um jardim bem bacana, que foi feito para atender os deficientes visuais que podem tocar nas plantas e sentir seus aromas e suas texturas, logo na entrada tem colaboradores que irão perguntar se você quer usar a máscara para tapar seus olhos e viver essa experiência com toda a intensidade que lhe é proporcionada, mais isso é opcional, então fica a seu critério viver ou não esta experiência. Vá sem pressa e com roupas confortáveis, lá não tem opções próximas para comer e beber, então se for pra dar uma super volta pelo Jardim Botânico, leve um petisco leve e uma garrafinha com água. Lá é um Parque e é possível, dependendo do dia que você  for, visualizar famílias com seus pique-niques. Tem banheiros públicos que sempre estão bem limpos, não se limite somente ao óbvio do Jardim Botânico, aventure-se a percorrer tudo que puder por ali, que vale sim a pena. Outra vantagem é que você sempre vai estar "esbarrando" com guardas e/ou seguranças no Jardim Botânico, o que te deixa ainda mais segura(o) pra caminhar por lá. 



Jardim Botânico - Deficientes visuais

Outro ponto turístico bem famoso é a ÓPERA DE ARAME.
Não estranhe se tiver fechada, ela vive em obras com funcionários fantasmas (eu não vi nenhum) mais a parada faz parte do trajeto do ônibus de turismo e vale a pena ir até lá para tirar uma Self e ficar se perguntando em como alguém teve a ideia de fazer uma estrutura tão linda naquele lugar. Minha vontade era de entrar e passear por la. Tem um acesso que da para um lago e confesso que fiquei viajando com a ideia de tomar um chá da tarde a moda inglesa por ali, acompanhada por minha família e um cão desses grandões e peludos rsrs. Se quiser comprar lembrancinhas, este é o momento, bem em frente a Ópera de Arame tem um mundo de lojinhas com chaveirinhos, postais, camisetas e tudo que sua imaginação permitir, lá foi onde encontrei mais variedade e com preços mais convidativos, não pense em buscar souvenirs diferentes dos que tem por ali porque se você não encontrar o que quer ali, esquece, porque todos os outros lugares, ou não terá o que você viu por ali, ou estará mais caro.



Ópera de Arame


Um dos lugares mais bacanas e que me fizeram voltar 2 vezes, foi o Parque Tanguá. Ele é simplesmente lindo e tem muita coisa pra ser vista por ali. Tire uma boa parte do dia para explorar o Parque e se estiver de carro, fique para ver a parte baixa do Parque a noite que ela fica toda iluminada, com jogos de luzes. Você deve se informar bem sobre este passeio noturno para não passar por apuros. Eu particularmente, sei que existe mais não me arrisquei em fazê-lo. 

O parque foi inaugurado em 1996 e surpreende pela sua beleza. Envolve uma área de 235 mil m², lugar de um antigo complexo de pedreiras desativadas. O Parque Tanguá preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, com Araucárias (que são as árvores típicas daquela região). Possui uma cascata, dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou a pé. Eu o visitei a pé O conjunto do Parque inclui, um mirante, ciclovia, pista de Cooper e lanchonete. Vale muito a pena ser visitado, é uma experiência fascinante, um lugar lindo, encantador, onde cada metro quadrado vale a pena ser visto.



Uma das paradas que faz parte do percurso do ônibus de turismo é o Bosque Alemão. Ele é não é muito grande, mais é bem bonito, arrumado e interessante. Nele, você tem a trilha de João e Maria, sim, a história infantil de João e Maria escrita po Hansel e Gretel que foi coletado pelos irmãos Grimm.
Dentro do Bosque você faz o caminho trilhado por João e Maria de forma lúdica e com painéis que vão contando a história durante o trajeto.
Outra coisa bem bacana é a casa da Bruxa que tem a hora do conto que acontece aos sábados e domingos as 11 e as 16 horas. Se entrar lá, antes desse horário terá vários livros de contos de fadas espalhados, o lugar é especificamente para os pequeninos mais vale muito a pena e é quase que impossível você não ser remetido aos seus momentos de infância.


Bosque Alemão

Uma oportunidade interessante é fazer o passeio de trem e ir a Morretes.Trem da Serra do Mar Paranaense parte diariamente de Curitiba rumo à bucólica cidade de Morretes e, no trajeto de aproximadamente três horas de viagem, o turista se depara com muitas pontes e viadutos, algumas consideradas verdadeiras obras de arte da Engenharia integradas à natureza, as mais surpreendentes são a Ponte São João - com 55 metros de extensão, o Viaduto do Carvalho - um contorno sobre uma montanha com a sensação de estar flutuando, e o túnel mais imponente, o túnel Roça Nova - com 457 metros de extensão e 900 metros acima do nível do mar. Além dos casarios, cachoeiras e da vegetação exuberante que acompanha todo o passeio.




*O percurso é um pouco chato e cansativo, a maior parte das paisagens passam tão rápido que você tem que ficar bem atenta(o) para não perder o lance.
A dica é deixar o fotógrafo sempre a postos e circulando no vagão, o que pode ser feito, com o aviso do guia turístico que acompanha você durante todo o trajeto e te avisa quando deve ficar a postos para poder tirar as fotos ou simplesmente apreciar a paisagem ou ponto turístico mencionado.
O valor  dos assentos nos trens é variável, e cada preço inclui coisas diferentes, como um assento mais confortável e a inclusão de itens alimentícios diferentes.
Geralmente eles sugerem a ida de trem e o retorno com uma Van, pra tornar o passeio mais rápido e com algumas paradas estratégicas em lugarejos que tem pouco a ser visto mais sempre tem uma história interessante.




Ao chegar em Morretes, se você foi através de um serviço pago de transporte em forma de pacote, que inclui a ida de trem e o retorno de Van, você será direcionado aos restaurantes que logicamente tem parceria com aquela empresa para comer o famoso Barriado.
Prepare o bolso, porque o valor do Barriado não é barato, mais é muito bem servido, se você estiver sozinha como eu, faça amizades durante o trajeto porque o Barriado é vendido completo, vem um panelão. A comida é saborosa mais é bem pesada, provavelmente você não conseguirá jantar quando voltar para o hotel onde esta hospedado(a), mais como eu sou a favor do experimentar, acho justo você sentir o sabor dessa delícia.
Se achar o valor do restaurante indicado muito alto, combine com o guia que vai estar te acompanhando onde e a que horas vocês podem se encontrar e vá em busca de outros restaurantes que vendem comidas tão boas quanto as direcionadas e por um preço bem melhor.
Próximo ao banco Itaú tem um restaurante bem simples com comida variada e um preço bem bacana que vale super a pena. 


Barriado

Se depois de tudo isso ainda sobrar um tempinho, passeie pela cidadezinha e experimente o sorvete de gengibre que é bem gostoso. Tem um feirinha bem bacana que no geral vende todas as versões possíveis e inimagináveis de gengibre.


Morretes

Ainda não visitou a parte central de Curitiba? Então aproveite, esse trajeto pode ser feito todo a pé, dependendo da localização do seu hotel. E tem várias coisas legais para serem visitadas, no Largo da Ordem que tem uma feirinha bem bacana de artesanato durante o dia e a noite é o lugar perfeito para sari pra comer e bater papo, Com bares e restaurantes de todos os tipos e para todos os bolsos. 




Curitiba é isso, um município com muita cultura, e uma variedade incrível de coisas para serem visitadas. Use sua imaginação, faça seu roteiro e aproveite o máximo que puder desse lugar e arredores.
Pra quem vai ficar em hotel, eu recomendo o link abaixo que é da empresa Booking e é daí que faço todas as minha reservas independente do lugar do mundo onde eu vá.
http://www.booking.com/index.html?aid=826804

Eu, me hospedei aqui quando fui a Curitiba: http://www.booking.com/hotel/br/blumenau-curitiba.html?aid=826804
Faça sua melhor escolha e boa viagem!!!







*direitos autorais sobre as fotos, todinhos meus, fique experto e compartilhe o link do Blog não as fotos em separado por gentileza ;)



Seja bem vindo

Um convite para vocês!

Olá, quero convidar você a viajar pelo meu Blog. Dê uma olhada nos links das laterais do Blog, veja os temas, entre e leia os conteúdos,...